Agir e Calar

jun 25, 2024

XXIV Capítulo Geral dos Josefinos de Murialdo: do México para o mundo

_@@001Capa

De 27 de maio a 15 de junho de 2024, ocorreu em Tlalpan, na Cidade do México, o XXIV Capítulo Geral da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo), com o tema "Escutando o grito dos jovens e da terra, animados pelo Espírito, como irmãos e irmãs, abramos novos caminhos de esperança". Participaram 33 religiosos delegados, além de 10 leigos, quatro representantes da formação inicial, o diretor do economato Alessandro Pellizzari, a madre geral das Irmãs Murialdinas de São José Terezinha Militz e a vice-moderadora do Instituto Secular Murialdo Gelci Maria Unser.

No dia 27 de maio, durante a primeira sessão do XXIV Capítulo Geral, foi eleita a comissão central do evento: presidente - Pe. Mario Aldegani; vice-presidente - Pe. Tullio Locatelli; secretário - Pe. Giuseppe Meluso, além do Pe. Marcelino Modelski e Nunzia Boccia.

Os momentos de oração foram um destaque no Capítulo: todos os dias houve celebração eucarística (um dia em cada língua) e a oração das laudes e vésperas. Além disso, foi realizado o retiro de abertura sobre a importância da Conversação Espiritual (com o assessor Pe. Antônio, dos Missionários do Espírito Santo), bem como o retiro que antecedeu a eleição do Conselho Geral.

Nos dias 29 e 30 de maio, ocorreu a apresentação e a análise dos relatórios moral e econômico pelo Conselho Geral. Estas sessões permitiram uma reflexão profunda sobre a caminhada do último sexênio, a situação atual da Congregação e os desafios a serem enfrentados.

Na sexta-feira, foi apresentado o Instrumentum Laboris pela comissão preparatória. À tarde, conforme estabelecido pelo Regimento dos Capítulos, os participantes se dividiram em quatro comissões temáticas: Escutando o Grito dos Jovens e da Terra; Animados pelo Espírito, como Irmãos e Irmãs; Formação; Governo, Economia e Questões Jurídicas. Cada comissão nomeou seu presidente e secretário.

No dia 1º de junho, o Capítulo focou nas ideias-chave para os próximos seis anos. Foram indicados pontos prioritários a serem tratados antes da eleição do novo Padre Geral e seu conselho. Ao meio-dia, a Eucaristia foi celebrada em inglês pelos religiosos da vice-província da África, com a homilia do Pe. Andrew.

No dia 2 de junho, a jornada começou com a celebração da Santa Missa, em português, presidida pelo Pe. Lidio Roman, da província brasileira. Após, as discussões capitulares foram em relação ao Vicariato Apostólico de Napo. Nos dias 3 e 4, os trabalhos pautaram os temas da reorganização, da formação inicial e da sustentabilidade financeira das frentes missionárias da África e da Índia. Também, na manhã do dia 3, os capitulares tiveram um encontro telemático com o professor Dr. Daniele Marini e sua equipe de trabalho da Universidade de Pádua (Itália), que fizeram uma apresentação dos dados obtidos pela pesquisa realizada em toda a Congregação.

Antes da eleição formal, os capitulares e convidados participaram de uma jornada de retiro espiritual e da celebração da Missa do Espírito Santo, refletindo sobre os desafios e responsabilidades do Padre Geral. Na tarde do dia 6 de junho, os capitulares procederam ao juramento, comprometendo-se a eleger aquele que julgassem mais adequado para liderar a Congregação. O brasileiro Pe. Nadir Poletto (54 anos) foi eleito o novo Padre Geral para o próximo sexênio, sendo o 12º sucessor de São Leonardo Murialdo e o primeiro não italiano da história. Emocionado com a responsabilidade atribuída a ele, o eleito Pe. Nadir realizou a profissão de fé, comprometendo-se a guiar a Congregação com integridade e dedicação. Com a eleição, Pe. Nadir passou a assumir os trabalhos da presidência do XXIV Capítulo Geral.

Na sexta-feira, 7 de junho, aconteceu a eleição dos demais membros do Conselho Geral. O Pe. Victor Abreu Ribeiro, atual Diretor do Colégio Murialdo de Ana Rech (Caxias do Sul – RS) e atual Secretário Provincial, foi eleito como Conselheiro. Os demais membros eleitos são: Pe. Alejandro Bazán (EUA-México) como Vigário Geral, Pe. Antonio Barone (Itália) como Ecônomo e Pe. Jacob Yeboah (África) como Conselheiro.

No dia 8 de junho, as comissões se debruçaram na análise do documento dos capítulos provinciais e nas indicações que ele contém. No domingo, dia 9, os capitulares, acompanhados dos jovens de Murialdo do México, conheceram as pirâmides de Teotihuacán.

No dia 10 de junho, as quatro comissões continuaram seus trabalhos com o objetivo de produzir os diversos documentos para o novo sexênio apresentados, analisados e aprovados pela assembleia capitular. No dia seguinte, foram discutidos e votados os documentos das comissões 1 e 2 sobre a Escuta do Grito dos Jovens e da Terra e sobre a Vida Consagrada, respectivamente. Ambos os textos foram em sua maioria aprovados, e os capitulares enviaram às comissões as mudanças e aprofundamentos considerados necessários para enriquecer os documentos. Após o intervalo da tarde, a vice-moderadora do Instituto Secular Murialdo (ISMUR), Gelci Maria Unser, compartilhou com a assembleia capitular a vida e a história da instituição. Nos dias 12 e 13 de junho, as comissões 3 e 4 apresentaram os documentos sobre a Formação e a Economia e Governo, respectivamente. Ambos os textos foram votados favoravelmente, e os capitulares delegaram às comissões as alterações e adições consideradas necessárias para enriquecer os documentos. O dia 14 contou com a apresentação e aprovação do documento final, com as alterações solicitadas pela assembleia.

No final do Capítulo, no dia 15 de junho, após a recitação comunitária das Laudes, os capitulares tiveram a oportunidade de fazer uma visita guiada à obra Murialdo de São Jorge, com suas muitas atividades de cursos profissionalizantes. Após, encontraram-se com os membros da Família Murialdo do México para um almoço de confraternização. Na parte da tarde, visitaram o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, onde ocorreu a missa de ação de graças presidida pelo bispo D. Carlos, referência para a Vida Religiosa.

Em seu pronunciamento final, o Padre Geral eleito, Nadir Poletto, destacou a importância de se trabalhar em unidade, comunhão e espírito de mudança. “Não façamos dessas palavras um slogan, mas um programa de vida com sua riqueza geracional e cultural. Vamos fazer um percurso, todos, na mesma roda, onde possamos passar do individualismo ao bem comum. Só conseguiremos viver o carisma se ele está vivo dentro de nós!”, afirmou. Ainda disse que a formação recíproca, o trabalho em rede e a vivência da Família de Murialdo são temas atuais e que precisam ser vividos por todos.

O documento do XXIV Capítulo Geral, com suas orientações e prioridades, chegará a todas as províncias e delegações para que o planejamento local, a partir da sua realidade específica, seja pautado por ele.

 
PARTICIPANTES DO XXIV CAPÍTULO GERAL
Conselho Geral 

Pe. Tullio Locatelli (padre geral)
Pe. Nadir Poletto (vigário geral)
Pe. Juan Flores (ecônomo geral)
Pe. Salvatore Currò (conselheiro geral)
Pe. Misihadas Govindan (conselheiro geral)

Responsáveis das circunscrições – Províncias ou vice 
Pe. Augustine Lebbie (África)
Pe. Mario Aldegani (Argentina-Chile)
Pe. Marcelino Modelski (Brasil)
Pe. Raúl González (Equador-Colômbia)
Pe. Juan José Gasanz (Espanha)
Pe. Anuraj Pradeep Bhavan (Índia)
Pe. Antonio Fabris (Itália)
Pe. Alejandro Bazán (USA-México)

Os eleitos nas respectivas províncias 
Pe. Jacob Yeboah (África)
Pe. Andrew Dumbuya (África)
Pe. Manasseh Ioryue (África)
Pe. Lidio Roman (Brasil)
Pe. Victor Abreu Ribeiro (Brasil)
Pe. Gilberto Florença da Cãmara (Brasil)
Pe. Sebastián Martínez Vera (Argentina-Chile)
Pe. José Luis Di Paolo (Delegação Central)
Pe. Marco Villalba (Equador-Colômbia)
Pe. Hugo Sanchez (Equador-Colômbia)
Pe. Joshy Renjen (Índia)
Pe. Milton Thaiparambil (Índia)
Pe. Giuseppe Meluso (Itália)
Pe. Antonio T. Lucente (Itália)
Pe. Antonio Barone (Itália)
Pe. Carmelo Prestipino (Itália)
Pe. Ferruccio Brignoli (Itália)
Fr. Javier Moya (Espanha)
Pe. Joshio Lizarraga (USA-México)
Pe. Jonathan Cano (USA-México)

Leigos
Ana Maria Bartolomé Ugarte (Espanha)
Angelica Landa (Equador-Colômbia)
Bernardete Chiesa (Brasil)
Diana Dimonte (Itália)
Francisco Gallart (Argentina) 
Guadalupe Robles (Usa-México)
Laura De Michelis (Delegação Central)
Maria Jésus Peralta (Usa-México)
Nunzia Boccia (Italia)
Viviana Peña (Chile)

Convidados 
Alessandro Pellizzari, diretor do economato geral
Gelci Maria Unser – Instituto Secular Murialdo
Irmã Terezinha Militz, Superiora Geral das Irmãs Murialdinas de São José

Representantes da Formação Inicial
Dani George (Índia)
Fabrizio Identi (Europa)
Matheus de Jesus Reis (Américas)
Robert Kounougbe (África)